22 Set, 2020

Como gerir um restaurante?

Izirest

Responsabilidade e funções de um gestor de restauração.


O responsável pela gestão de um restaurante tem como principal função garantir que o opera de forma eficiente e rentável. Fácil? Pode parecer que sim mas a verdade é que a rotina de um gestor de restauração é das mais exigentes e difíceis que existem no mundo laboral.
Para o ajudar a organizar o seu dia-a-dia e gerir de modo eficaz o seu restaurante, reunimos informação sobre as 5 principais responsabilidades inerentes a esta função.

Planeamento estratégico, compra e gestão diária de stock, recrutamento e formação,... as funções a desempenhar para a boa gestão de um restaurante são diversas e essenciais para o bom funcionamento do mesmo.

Se é ou procura tornar-se num profissional exemplar nesta função confira se preenche os requisitos em baixo:
 
1. Garantir o bem estar da equipa
Uma equipa feliz cria um cliente feliz. A frase é antiga mas verdadeira e quando falamos em restauração, devido ao contacto directo da equipa com o cliente, torna-se ainda mais importante.
Quando falamos no gestor de restauração temos, então, de pensar num líder cuja principal responsabilidade (uma das, pelo menos) é o bem-estar da equipa.
Criar um ambiente organizado, positivo e eficiente para todos os colaboradores é então uma das principais funções deste profissional para a gestão eficaz de um restaurante.

2. ​​​​Ser o rei dos números
Conhecer os números do negócio e saber geri-los e às prioridades do restaurante, aplicando estratégias para aumentar a rentabilidade de forma constante, é uma responsabilidade diária e a longo prazo.
Saber como agir em tempo de crise mas, principalmente, conseguir prever ou mesmo evitá-la é, provavelmente, uma das mais pesadas responsabilidades de quem gere um restaurante.

3. Liderar pelo exemplo
O conhecimento de um gestor tem de ser vasto e abarcar várias temáticas: finanças, legislação, compras e produção, cozinha e higiene, por exemplo.  Qualquer colaborador do restaurante deve poder olhar e pedir o apoio do gestor para  a correcta realização de qualquer tarefa e, para tal, é preciso que o gestor se mantenha a par dos vários temas relacionados com o negócio.

4. Ouvir e observar para mudar
São os clientes do restaurante que, na maior parte das vezes, vão dar os insights que o gestor precisa para desenhar o futuro sustentável do restaurante. Manter uma escuta activa das necessidades dos clientes e detectar mudanças nos hábitos de consumo é essencial para garantir a boa gestão e sucesso do negócio.

5. Saber fazer as escolhas mais acertadas
Quer falemos de compra de produtos, escolha de fornecedores ou colaboradores, por exemplo, o essencial é conhecer as várias opções disponíveis, as principais tendências, ter a certeza do que pretende e nunca perder o foco na estratégia que desenhou.

Gerir um restaurante é, também, saber confiar nos seus parceiros e colaboradores de forma a delegar-lhes algumas tarefas, o que será fundamental para a boa organização das rotinas de um gestor.

 

Para o ajudar a priorizar as suas tarefas e permitir-lhe ter tempo para se dedicar ao que realmente o apaixona, a IziRest propõe que o conhecimento e experiência da sua equipa ajude o gestor a sistematizar, monitorizar e delegar várias tarefas diárias, garantindo o domínio do negócio através das ferramentas que lhe disponibiliza.
Uma dessas ferramentas é uma app - myIziRest -personalizável e que permite fazer compras e agendar a entrega de produtos altamente diferenciadores, directamente do produtor para o seu restaurante, de forma simples, em qualquer lugar e a qualquer hora. 


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