
1. O conceito
A origem de tudo e aquilo que deve logo definir para saber exactamente o que pretende criar. Qual o tipo de restaurante que quer abrir? Qual o ambiente que procura? De forma clara e objectiva questione-se:
A resposta a estas questões vai ajudá-lo a definir o tipo de restaurante, o ambiente e que tipo de refeições irá servir. Vai ajudá-lo, também, durante a escolha do espaço e na contratação de pessoal.
2. A localização
Definido o conceito, a localização é o próximo dado a pensar. Coloque as próximas questões que o vão ajudar a escolher o espaço ideal:
3. O licenciamento
O terceiro passo, depois de escolher a localização perfeita, é o licenciamento do restaurante.
E não se preocupe porque em Portugal esta tarefa é bastante simples devido ao regime simplificado de instalação e funcionamento aprovado pelo Estado - Licenciamento Zero.
Deste modo, para abrir um restaurante precisa apenas de comunicar, junto do Balcão do Empreendedor, a abertura ou modificação do negócio.
Para as questões financeiras e fiscais, que se podem tornar mais complicadas, considere a ajuda de contabilistas ou consultores especializados, para assegurar o cumprimento de todas as obrigações fiscais e legais, bem como a organização e controlo do negócio desde o seu início.
4. O Plano de Negócios
Essencial para o sucesso do seu restaurante, garanta que o Plano que elaborar é pormenorizado e inclui todas as despesas e investimento necessário, tempo para recuperar esse valor e os custos fixos mensais associados:
Custos Fixos
5. O Recrutamento
Competência, gosto ou experiência pela restauração, são algumas das características que deve procurar nos profissionais a contratar para o restaurante.
Certifique-se que contrata pessoas simpáticas e preocupadas com a satisfação do cliente, que gostam de trabalhar em equipa e são disponíveis para trabalhar por turnos se for necessário o reforço da equipa.